Furos Horizontais

Investindo no desenvolvimento e crescimento, a H2OLis abraçou também a área dos furos horizontais, com o objectivo de responder aos desafios propostos com o desenvolvimento do País. A H2OLis possui grande experiência em trabalhos desta natureza, executando os trabalhos sempre com grande profissionalismo, capacidade de resposta e rigor.

 

Métodos Construtivos:

 


Perfuração horizontal não dirigida
Para as travessias de vias-férreas, estradas nacionais, auto-estradas, itinerários principais e complementares, é usual cravar-se uma tubagem de aço que servirá de “casing” à instalação de outras infra-estruturas no seu interior ou que seja ela mesma a própria condutora.
Os trabalhos referentes a esta tecnologia compreendem, na sua essência, perfurações para a instalação de colectores de abastecimento de água, saneamento, condutas de gás e outros em zonas onde não é possível a abertura de vala.


Perfuração com Sem-fins dirigida por laser
Este método é utilizado para a instalação de colectores em terrenos moles sem abertura de vala, de forma a minimizar o risco de assentamentos do piso. É executado por meio de uma máquina que dispõe de um dispositivo de controlo de direcção (altimétrica e planimétrica).

 

Perfuração dirigida
Consistem num compromisso entre o método convencional de travessia de estradas e a perfuração dirigida utilizada nas explorações petrolíferas. Actualmente esta tecnologia constitui um dos principais métodos para a instalação de condutas sem abertura de vala. Para além das travessias de rios e cursos de água, esta tecnologia tem vindo a ser utilizada para travessia de estradas, caminho de ferro, assim como na instalação de condutas sem abertura de valas em zonas de grande concentração populacional.

 

Perfuração pelo método da Pressão hidráulica
Este método permite introduzir, para além de tubos de aço, tubos de betão pré-fabricados, sendo a sua cravação efectuada por meio de cilindros hidráulicos, cuja a estrutura de suporte se apoia num muro de reacção em betão a construir antes do inicio da obra. A remoção do terreno faz-se regra geral utilizando um trado helicoidal, no entanto outras formas poderão ser aplicadas (água manual, etc.). Como facilmente se depreende este processo é mais moroso que o anterior, obrigando também á criação de infra-estruturas, pelo que, dependendo do estudo das situações caso a caso, se opta sempre que possível pela percussão pneumática. Salienta-se contudo que, no caso de diâmetros superiores a um metro, permite a correcção de alinhamento da tubagem no decurso da perfuração.

 
h2olis, captação de agua, furos de agua ©2010 NSprojects.com